Ibeji


ere_ibeji_pq_2.jpeg

Ibêje ou Ibeji, Orixas Gêmeos, crianças.


Seu assentamento é feito em "vultos" (orixás feito em madeira).


A homenagem aos Ibêjes, chamada de Mesa de Ibêje consiste numa mesa (toalha arreada (colocada) no chão) na qual se serve somente crianças até doze anos de idade e mulheres grávidas, para comerem canja feita das aves que foram oferecidas aos Ibêjes, doces de toda qualidade, brinquedos e balas.


Geralmente, Xangô e Oxum ocupam seus filhos de santo para prestigiar. Yemanjá, Oxalá e Bará agelu também podem se fazer presentes na cerimônia. Não é comum a presença de outros orixás chegando a Mesa de Ibêje por se tratar de um rito doce e onde a energia da fecundidade está muito presente.


São os melhores para trabalhar na Nação pois possuem o mel de uma criança e o azedo de um adulto.


Orixás cultuados como qualidades de seus pais. Tanto Xangô Agandju Ibêje, quanto Oxum Epandá Ibêje, recebem as oferendas e pedidos de quem precisam de suas preces.


Na África, Ibêje é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Ibêje mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. Por isso de sua herança e importância na cultura afro brasileira.



Detalhes do Orixá


Dia da semana: Terça-feira (Xangô Agandju Ibêje). Sábado (Oxum Epandá Ibêje)

Numero: 6 para Xangô Agandju Ibêje e 8 para Oxum Epandá Ibêje

Cor: Todas as cores, menos o preto



Sincretismo Religioso


Cosme e Damião



Lenda


Um dos mitos diz que os orixás crianças, os gémeos Ibejis, eram companheiros de brincadeira de Logun-Edé e de Ewá, sendo filhos de Iemanjá. Um dia, enquanto brincavam numa cachoeira, um deles acabou se afogando. O Ibeji que ficou, começou então a se tornar a cada dia menos forte, mais melancólico e sem interesse pela vida. Foi então a Orunmilá e suplicou que este lhe trouxesse seu irmão de volta. Não podendo fazer tal coisa, Orunmilá transformou a ambos em imagens de madeira, e os deu de presente a Oxum, para que deles cuidasse e para que pudessem ficar juntos para sempre.